domingo, julho 28, 2013

TORRESMINHO

Por incrível que pareça essa receita é a que mais gera dúvidas...quase sempre vem alguém me perguntar: como faz??? frita no óleo??? cozinha antes??? algumas que já fizeram comentam comigo que não fariam mais o torresminho em casa porque dá trabalho!!! realmente se vocês seguirem o que ditam algumas receitas que a gente encontra por aí é de se desistir mesmo e ir comer no restaurante. Eu já vi receitas que pedem para pré cozinhar antes e depois fritar em 2 litros de óleo.....absurdoooooooooo total. Nesse post resolvi colocar o passo a passo para vocês verem o quanto é simples e fácil fazer o seu torresminho em casa!!!



Antes que eu comece a explicar o modo de preparo o mais importante é dizer que vocês devem escolher no seu açougue de preferência uma barriga (torresmo)simmmmm....o nome dessa delícia é barriga de porco ou panceta. Selecione um pedaço ou tira larga que tenha metade de gordura e a outra metade de carne. 

A gordura é importantíssima para a qualidade de um bom torresmo.

Peça para o seu açougueiro cortar a panceta em tiras de mais ou menos 2 dedos de largura e em seguida cortar em cubos médios.

Uma boa proporção para fazer é 1 kilo, não adianta fazer pouco, porque não vai sobrar rsrsrsrs.

Ingredientes:

1 kilo de barriga cortada conforme já explicado acima
temperar somente com sal

Modo de preparo:

Em uma panela grande e alta, pode ser até na de pressão destampada é claro,  coloque os pedaços de panceta em fogo alto e só. Não vai nem 1 pingo de óleo. Mexa com a escumadeira ou colher de pau de vez em quando para não grudar no fundo. Primeiro você vai notar que a panceta começa a cozinhar, depois ela começa a soltar o próprio óleo. Na hora que ela começar a soltar o próprio óleo você vai ouvir uns estalos na panela, cuidado ao mexer, pois pode espirrar o óleo. O barulho dos estalos é poque ela esta pururucando. Vai juntar bastante óleo, mexa de vez em quando até que ela frite por inteiro. O óleo vai começar a espumar, aí tá no ponto. Assim que começar a pururucar deixe mais um pouco, pode abaixar o fogo, até que esteja bem dourada.

Retire com a escumadeira e coloque sobre o papel toalha. Na hora que você tirar da panela ela vai estar dourada, porém mais molinha. Depois que esfria ela fica crocante.


Viu como é fácil, sem complicação nenhuma, é a panceta e o sal, e só, mais nada, uma boa panela e uma colher de pau!!!

Faça para acompanhar com a sua feijoada, como acompanhamento de um virado a paulista, ou até mesmo só como aperitivo combina com aquela caipirinha........delícia heim!!!

Beijus da Chris




 

2 comentários:

  1. Ficou uma delicia... parabéns pela receita. perfeito e sem complicação.

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando uma receita fácil e só acho coisas mirabolantes q desanimam de fazer!!! Vou tentar a sua, prática, simples e fácil! Depois posto o resultado! bjs

    ResponderExcluir